terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Maieutica Sofia

Maieutica Sofia, a primeira personagem de quadrinhos que apareceu na minha cabeça, veio no meio de uma aula de História no segundo grau/atual ensino médio. Eu estava tentando desenhar o que seria a capa de um CD do Tumbleweed e ela acabou saindo pela minha mão, na parede de uma sala de aula, em 1995. Eu tinha uns 17 anos e tomei o maior pagadão do professor, tive que limpar a parede depois porque usei caneta e não dava para apagar direito, foi o maior stress, e hoje entendo o quanto o professor estava certo e eu errada por querer imitar o Rivera em um lugar tão inapropriado. Mas a imagem ficou e hoje a Maiêutica aparece aqui como uma amiga da Radica que tem origem indígena (em homenagem aos partos naturais de mulheres indígenas das Américas), faz perguntas para encurralar os outros em homenagem ao Sócrates, tem cabelos longos que simbolizam a liberdade e o poder pessoal e gosta de ficar sozinha meditando, em busca da sabedoria que habita seu ser. Para mim era fundamental que a personagem fosse mulher, já que, diferentemente do que defendiam grande parte dos autores da Grécia Antiga, acredito que as mulheres são igualmente capazes de realizar o "parto da alma" e de acessar e criar conhecimento sobre o mundo interno.

Nesta imagem: Maieutica Sofia, Cosmic Spiral, Sócrates, Tumbleweed

3 comentários:

Victor Lacombe disse...

Demais, Paola! Ganhei de aniversário uma história em quadrinhos muito legal chamada: "Uma história de Sarajevo". O autor se chama Joe Sacco. A galera chama o estilo dele de "HQ Jornalística", eu acho. Você conhece?

Victor Lacombe disse...

Mas o seu post é sobre assuntos muito mais profundos do que o meu comentário.

Paola Ranova disse...

HAHAHAHAA!!! Que é isso, Victor, achei muito legal... na verdade eu tenho esse trabalho no blog mas não entendo profundamente de HQ, eu gosto dos HQs políticos tipo Frank Miller, e outros poéticos e polêmicos como o Crumb...o Joe Sacco é bem famoso, muito legal tb... obrigada pelo post!