domingo, 10 de abril de 2011

Brutalidade, Estratégia e Burguesia





Sobre... Estado Nacional e Democracia Representativa #whatelse

9 comentários:

Anônimo disse...

Muiiito bom!

Clarafiesta disse...

Massa! Você é muito fera!
Maravilha ter uma filha assim!
Bjs bjs bjs

Paola Ranova disse...

Obrigada, @Anônimo... Mamawee, só sou uma filha assim pq tive uma mãe assim ;-) bjs, te amo :*

Anônimo disse...

Colocar no Diário Oficial uma manchete de "morte violenta" é uma boa metáfora para quem acredita que o só o Estado detém o monopólio da violência. Sua tira está ótima.

Paola Ranova disse...

Rs... obrigada, @Anônimo, realmente alguns detalhes nos desenhos servem para reflexões e desdobramentos deste tipo mesmo! Fico feliz com incentivos como o seu :-)

Dayse Sena disse...

Enquanto as manifestações não envolverem dano ao patrimônio e atos ilícitos,nao existe razão alguma pra q elas recebam atenção...Importantes mesmo são as questões burocráticas,feito aquelas que ganham um espacinho no diário oficial... O resto a gente vai levando.
;D

Paola Ranova disse...

rs... sim, Dayse, concordo... obrigada por comentar, vc sempre fez comentários muito bons nas aulas de TPM, em especial sobre La Boétie e os anarquistas. Quanto aos quadrinhos, é justamente essa tentativa de adaptar o que foge à regra das sociedades burguesas, por mecanismos educacionais ou violentos, que essa tira fala, entre outras coisas... no diário oficial que o personagem está lendo, tem uma notícia da morte violenta, ou seja, ela parece estar sempre pairando, de forma remota ou direta, em meio à assepsia geral de instituições burguesas econômica e/ou politicamente excludentes ;-)

Ana Cristina disse...

Sem comentários.
Você é demais!...

Paola Ranova disse...

:-) obrigada @AnaCristina <3