segunda-feira, 19 de abril de 2010

Massas



Partido de Massas, ou Massas, nasceu minutos depois de Quadros e em muitos aspectos é o oposto do irmão gêmeo, embora tenha o mesmo gênio da onipotência.

Os partidos de massas, na perspectiva de Duverger, surgem com a ampliação da participação eleitoral e nascem fora do parlamento, embora tenham como objetivo a eleição aos cargos legislativos, buscando espaço de expressão na sociedade pela via eleitoral. Os partidos de massas têm em geral uma essência socialista, e além de buscarem representar as classes excluídas, têm o objetivo de ser fonte de identidade para o maior número possível de pessoas e grupos da base eleitoral, o que apresenta um dilema, pois o fortalecimento dos partidos de massas pode tanto distanciá-los de suas identidades originais de classe trabalhadora, quanto aproximá-los de uma ideia diluída de massas indiscriminadas (ver Adam Przeworski).

Neste sentido, os partidos de massas são acusados de gradualmente tornarem-se tão elitistas quanto os partidos de quadros, e voltarem-se cada vez mais para a busca do poder do estado e para as questões eleitorais, perdendo o vínculo com a base popular e principalmente o ideal de superar as diferenças sociais em nome de uma manutenção de seus quadros ;-) no poder (para uma reflexão sobre elitização de partidos de massas, ver lei de ferro das oligarquias elaborada por Robert Michels, em Sociologia dos Partidos Políticos).

Nesse sentido, embora tenham origens históricas diferentes, partidos de massas e partidos de quadros buscam igualmente o poder do estado (na família institucional, representado pela figura do pai deles, Seu Nácio) e disputam igualmente a representação política (a mãe deles, Dona Represa). Assim, além dos gêmeos tematizarem a ideia contemporânea de que partidos buscam ocupar o lugar do Estado, também trazem um conteúdo edipiano

Como personagem nesse blog, assim como seu irmão Quadros, Massas também adora comer, mas diferente do irmão solitário, só anda em bandos. Ele tem dois amigos que o visitam frequentemente - Encrencão e Fonsecão, que gostam de aparecer na casa dos institucionais principalmente em horários de refeições.

Por fim, Massas adora shows e shoppings, tem várias namoradas ao mesmo tempo e vive se metendo em confusões para gerenciá-las, sem que uma saiba da existência da outra. Usa blusas com nomes de bandas, frases de efeito ou gritos de platéia, e adora videogames e esportes coletivos.

Nenhum comentário: