quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sufrágio Universal



Originalmente, esses quadrinhos iam se chamar Sufrágio Universal e sua Família Institucional, mas era um nome grande demais. O Sufrágio Universal foi um dos primeiros personagens de quadrinhos que surgiram quando eu cursava o primeiro semestre de graduação em Ciência Política na UnB (antes outra personagem, Maiêutica Sophia já tinha aparecido na minha cabeça, ainda no segundo grau, e ela hoje faz parte do círculo social da família como amiga da Radica).

Sufrágio Universal é um menino calado e calmo, de 4 anos, fofo como o Vô Tório. Ele é esperto e inteligente, mas só fala de quatro em quatro dias. No restante do tempo, fica quieto vivendo sua vida, talvez porque tenha coisas mais interessantes para fazer do que ficar em função das demandas da família. Ele adora televisão e gosta de brincar com sua gata de estimação, Maioria Substantiva, que é toda malhada de várias cores, tem comportamento imprevisível e entra no cio todas as terças, quartas e quintas-feiras (que são os dias em que o Congresso Nacional tende a funcionar deliberativamente). Esta gata tem filhotes com muita frequência e todos têm o mesmo nome acrescido de uma número, Decisão no. tal, e o sobrenome de cada decisão/ filhote de gata é o número correpondente à sua ordem de nascimento, simbolizando o furor legislativo no Brasil e a responsabilidade formal da população por seus políticos (ver concepções sobre representação neste sentido em Hanna Pitkin). Além disso, a ideia de sufrágio universal como uma instituição que pode incentivar a população a se resignar à participação mínima está presente como crítica no pensamento de John Stuart Mill e explicitamente, como constatação de algo inevitável, na concepção elitista de democracia concorrencial em Joseph Schumpeter.

Sufrágio e Maioria são sempre seguidos por Marketing Político, um cachorro louco com olhos esbugalhados em forma de espiral hipnótico, que adotou o Sufrágio como dono e é eroticamente atraído pela Maioria. Marketing Político quer fazer filhotes em Maioria o tempo todo, esteja ela no cio ou não. Sem entender que são bichos de espécies diferentes, Marketing passa a vida tentando cruzar com a gata obcessivamente.

2 comentários:

Clarafiesta disse...

Que GENIAL!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Adriano Lafetá disse...

Uau! Que ideia fantástica! Parabéns! Lembro-me com saudade dos seus primeiros desenhos da época da UNB...